Escuna Criativa

O barco da pluralidade cultural


Um encontro entre a arte do artesanato naval com as artes cênicas... Este projeto sócio-cultural vem mudando o cotidiano do povoado de Cajaíba do Sul-Camamu-BA desde que a construção da embarcação Criativa foi iniciada em novembro de 2010 no estaleiro Cajaíba de Camamu. Ao longo desses anos, inumeras atividades culturais foram realizadas na pacata Cajaíba, com a presença de artistas do Baixo Sul, da capital Salvador da Bahia, de outros estados brasileiros e países da Europa.

A Escuna Criativa está sendo planejada para ser um espaço de intercâmbio e formação de artistas brasileiros e europeus, além de circular com produções de teatro e dança nacionais e internacionais por todo o território brasileiro. Para tornar este sonho em realidade, o design e compatimento interno do barco foram projetados por Bernhard Bub, com o total de 26m de comprimento e 8,5m de largura, com duas cabines, cozinha, banheiros e acomodações para até 25 pessoas viverem e viajarem na embarcação confortavelmente. Além disso, as gabines foram projetadas como espaços multifuncinais para realizar apresentações de espetáculos, oficinas artísticas e palestras com recursos audiovisuais. Clique aqui para conhecer a embarcação Criativa

Com a estréia da Escuna Criativa na Bahia, haverá no Brasil uma nova oportunidade de realizar projetos de intercâmbio e formação em artes cênicas em comunidades ribeirinhas, quilombolas, tribos indígenas, vilarejos, municípios e cidades portuárias de todo o território nacional que seja banhado pelo rio ou mar. O projeto Baixo Sul em Cena é um exemplo de como a presença de artistas internacionais em projetos sócio-culturais oferece uma nova forma de relacionamento da cultura brasileira com a extrangeira, baseando-se no respeito à diversidade cultural e exercício do diálogo intercultural.

O projeto Escuna Criativa reconhece o papel essencial da diversidade cultural para o desenvolvimento econômico e social da população. Considerando a função que os bens e serviços culturais vêm assumindo nas sociedades globalizadas, a produção artística deve atender também aos seguimentos sociais e expressões culturais não hegemônicos. Com a prática e o incentivo da democratização da cultura, todos os seguimentos da população poderiam participar e usufruir dos produtos culturais que revigoram a vida social e constróem a identidade e/ou identificações culturais de um país.

Se você deseja colaborar para a finalização das obras de construção da embarcação Criativa, clique aqui e faça uma doação para a Associação Escuna Criativa e. V.

Fotos do barco em construção

Mande sua mensagem...

Responderemos em breve!

Topo