A Corrida da Escuna


Aiyê Quilombola


O espetáculo Aiyê (ou terra) Quilombola questiona a situação atual das comunidades remanescente no Baixo Sul, além de expor os desafios referentes à preservação da identidade cultural e a luta pela a autonomia social e econômica das comunidades. A comunidade de Jatimane em Nilo Peçanha acolheu o projeto para que os artistas tivessem a oportunidade de viver o dia a dia quilombola durante o processo criativo do espetáculo. As expressões culturais locais, a culinária, o artesanato e a forma de ser quilombola estão intrínsecos no espetáculo, apresentando-nos de forma emocionante a luta pela formação e a história de resistência e afirmação dos quilombos do Baixo Sul. Acreditando nesta história, nós artistas do Baixo Sul em Cena III compreendemos que a comunidade nasce dentro de nós e a luta pela liberdade e dignidade pertence a todos!

Em 2018 tem

Baixo Sul em Cena Ano III


Entre os meses de novembro e dezembro deste ano, o projeto Baixo Sul em Cena volta a intensificar o intercâmbio cultural e as atividades de qualificação dos artistas do território. Com o tema “Os Quilombos do Baixo Sul”, vamos iniciar mais um diálogo artístico através de oficinas de teatro, dança, música e artes circences, além de criar mais um laboratório de produção teatral!

A mostra de teatro será realizada através de um processo colaborativo e objetiva enaltecer a cultura negra e sua importância para o desenvolvimento da região. Estamos oferecendo uma oficina gratuita e aberta a todos interessados em Taperoá nos dias 17 e 18 de novembro. Durante a oficina, iremos selecionar para uma residência artística gratuita um número estimado de 15 participantes oriundos preferencialmente de comunidades remanescentes quilombolas do Baixo Sul.

Nosso objetivo é o de formar e qualificar esses jovens por meio do intercâmbio artístico entre os participantes dos diferentes municípios, com artistas internacionais do grupo Antagon theaterAKTion e o grupo Vilavox de Salvador. A mostra de teatro irá circular entre os dias 6 a 16 de dezembro nos espaços públicos das comunidades de Camamu, Igrapiúna, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha e por último em Valença, onde iremos realizar um debate dia 17.12 sobre a evolução do projeto na região.

Em 2018 o projeto Baixo Sul em Cena segue promovendo debates e reflexões criativas acerca da cultura afrobrasileira, da história de formação e resistência dos Quilombos no Baixo Sul e das condições atuais das comunidades remanescentes. Nos vemos em breve!

As vagas são gratuitas, mas limitadas!

Faça aqui sua inscrição!

Quem Somos

"A missão da arte, da cultura, da formação e educação do futuro, somente deve consistir em sensibilizar a percepção dos humanos para ultrapassarem o domínio de objetos e compreenderem-se como parte integrante desta terra. "
Josef Mayer

Somos um grupo internacional de atores, dançarinos, performers, coreógrafos, diretores, produtores e trabalhadores criativos mobilizados à criar projetos artísticos de relevância sócio-cultural no Brasil através do projeto Escuna Criativa.

Baixo Sul em Cena

"De cortinas abertas para os jovens"


O Baixo Sul em Cena é um amplo projeto sócio-cultural com ações artísticas concentradas na região do Baixo Sul da Bahia-Brasil. Este projeto visa promover o intercâmbio e a profissionalização de jovens artistas, através de variadas expressões estéticas como o teatro e a dança.

Durante as duas edições do projeto nos anos de 2013 à 2015, o trabalho foi liderado por Bernhard Bub, diretor artístico do Antagon Theater AKTion - Alemanha , em parceria com o Vilavox , grupo de teatro baiano premiado e ativo há 15 anos. Ambos os grupos possuem experiência em formação artística no Baixo Sul e trabalham de acordo com as propostas e objetivos artísticos do projeto Escuna Criativa.

Através dessa parceria realizamos com o projeto 5 oficinas de dança/teatro, 2 laboratórios de criação de espetáculos e 2 Turnês que circularam por 9 cidades na região, com um público de aproximadamente 5.000.00 pessoas. Neste contexto, mais de 100 jovens de baixa renda e estado de vulnerabilidade social tiveram contato direto com as ações do projeto, além de 7 artistas europeus que vieram ao Brasil para participar do espetáculos Porto dos Sonhos e Somos Todos Quilombo.

O projeto Baixo Sul em Cena foi selecionado duas vezes consecutivas para receber recursos financeiros através do edital de Territórios Culturais da Secretaria e do Fundo de Cultura da Bahia. A realização deste projeto está relacionada à existência de parceiros que investem em cultura e acreditam no potencial inovativo e abrangência social das ações propostas.

Confira o vídeo do 1º Baixo Sul em Cena

com legendas em alemão

Somos todos Quilombo

Um espetáculo de teatro Intercultural


O barco do projeto Escuna Criativa foi mais uma vez palco para artistas baianos e europeus que se encontraram em cena para valorizar a cultura afrobrasileira e a história de luta pela liberdade levantada pelos quilombos do Baixo Sul da Bahia. A arte emerge nesse contexto como potência que através da experiência sensível dissolve fronteiras, atravessa culturas e usa a beleza para expressar os conflitos humanos e ressignificá-los criticamente.

A imagem do quilombo como espaço de convivência humana de forma livre e igualitária ainda está presente na memória do Brasil. E mais do que um fenômeno nacional, a ideologia de vida quilombola é um modelo de sistema universal que poderia exemplificar como superar os efeitos do racismo e da desigualdade social em nível internacional. Acreditando nesta história, nós artistas, durante a realização do Baixo Sul em Cena ano II descobrimos que as nossas diferenças não nos separa, independente de quem somos, quando nos encontramos: SOMOS TODOS QUILOMBO.

Confira neste vídeo um pouco do espetáculo...

Porto dos Sonhos


O primeiro produto artístico do projeto Baixo Sul em Cena! Porto dos Sonhos foi construído através de um processo criativo colaborativo com treinamentos de teatro físico, perna-de pau, voz em cena, dança e acrobacia. Esse espetáculo foi resultado de uma residência artística na qual professores e participantes conviveram juntos hospedados perto da área de construção do barco do projeto Escuna Criativa. O nosso trabalho artístico foi inspirado na identidade cultural da região: o barco, a pesca, o mangue e o trabalho de mulheres e homens em um porto que trouxe para a cena os sonhos da população da Costa do Dendê baiano.

A imagem do barco foi apresentada ao público das apresentações, como vestígios do passado da cultura local e resgate de memórias coletivas tradicionais em diálogo com a esperança de um futuro melhor. Com esta mensagem, 27 artistas viajaram com um barco pelos municípios de Valença, Camamu, Ituberá, Cairu, apresentando um espetáculo que foi criado a partir do intercâmbio entre artistas do Baixo Sul que refletiram sobre a importância da identidade cultural na região.

O público compareceu e pode admirar uma belíssima representação dos costumes, crenças e tradições das comunidades locais, em um misto de cores, música e muita criatividade.
Jornal Valença Agora ano XII 2014- N° 45




Formação artística

Oficinas dentro das comunidades

Desenvolver um trabalho artístico profissional com os jovens do Baixo Sul é a nossa prioridade. As ações do projeto buscam estimular a formação de grupos e projetos culturais que possam representar as expressões artísticas da região de forma qualificada e sustentável.





Intercâmbio

Trocas culturais colaboram para a formação do artista


Os projetos, Baixo Sul em Cena e a Escuna Criativa representam para a região uma nova forma de pensar as relações culturais entre brasileiros e estrangeiros. Através do trabalho colaborativo, com respeito às diferenças e diversidades socioculturais,
podemos aprender mutuamente uns com os outros e viver experiências artísticas extraordinárias.

Bárbara Luci Carvalho Coordenadora Pedagógica


Mande sua mensagem...

Responderemos em breve!

Realização:


Apoio Financeiro:


Apoio:



Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 08/2013 - Territórios Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.



Topo